Você já pensou em conhecer o lugar real que serviu de cenário ou foi inspiração para aquele seu filme, série, anime ou dorama favorito? Já imaginou sentir e vivenciar pessoalmente tudo o que viu nas telas?
As produções audiovisuais possuem o poder de influenciar o espectador — não somente com a história. Mas, também com a cultura, valores sociais e principalmente as paisagens e atrativos dos países onde foram produzidos.
É justamente dessa conexão entre o audiovisual e viagem que nasce o Turismo Cinematográfico, um segmento fascinante, em crescimento e com forte tendência no turismo mundial.
Neste guia completo, você vai entender o que é Turismo Cinematográfico, como ele surgiu, quais são seus principais tipos, exemplos famosos ao redor do mundo e como planejar uma viagem inspirada em filmes, séries, animes e doramas.
Vamos conhecer o Turismo Cinematográfico que atravessa as telas?

O que é Turismo Cinematográfico
O Turismo Cinematográfico é o tipo de turismo motivado por produções audiovisuais. É quando a pessoa realiza uma viagem com o desejo de conhecer um lugar que apareceu em um filme, série, anime, dorama, documentário, reality ou produção musical.
Definição de Turismo Cinematográfico
De forma simples, o que é Turismo Cinematográfico pode ser definido como:
A prática turística impulsionada pela exibição de destinos reais ou inspirados em obras audiovisuais.
Esse tipo de turismo transforma cenários em atrações e histórias em experiências reais.
O turista de Turismo Cinematográfico
Essa prática do turismo é tão buscada que existe um nome para quem viaja para conhecer os lugares que assistiam nas produções audiovisuais: são os set-jetters.
Mais do que conhecer um lugar, o set-jetter busca reviver emoções, caminhar pelos mesmos cenários de personagens icônicos e se sentir parte daquele universo ficcional.
Por que filmes, séries e animes influenciam viagens
Produções audiovisuais criam vínculos emocionais fortes. Quando um local aparece repetidamente em uma história, ele deixa de ser apenas um cenário e passa a representar sentimentos, memórias e identificação, despertando a vontade de vivenciar além da tela.
O crescimento das plataformas de streaming e da cultura pop global também fez destinos antes pouco conhecidos ganharem visibilidade mundial quase instantânea.

História do Turismo Cinematográfico
Embora o termo seja relativamente recente, o fenômeno existe há décadas.
As primeiras viagens inspiradas pelo cinema
Desde os primórdios do cinema, produções já despertavam curiosidade sobre seus cenários. Filmes clássicos gravados em grandes cidades europeias ou em paisagens exóticas ajudaram a consolidar destinos turísticos ainda no século XX.
Linha do tempo:
- Década de 50: O filme O Terceiro Homem (1949) deu o início para visitarem Viena e estarem pessoalmente nos cenários da produção.
- Década de 60: Com o filme A Noviça Rebelde (1965) foi criada uma excursão guiada, em 1966, pelos cenários da obra em Salzburgo.
- Década de 70 e 80: Com o surgimento dos blockbusters e avanço da tecnologia dos meios de comunicação, o turismo cinematográfico se tornou um potencial muito buscado.
- Década de 90 e anos 2000: O turismo cinematográfico se tornou um campo de estudo sobre o impacto das produções audiovisuais nos destinos turísticos.
- Anos 2000 e atualmente: O termo “cineturismo”, que surgiu na Itália, se propagou como consolidação e união do cinema e turismo; Os destinos turísticos começaram a perceber o potencial do cinema e investiram em marketing nos seus atrativos.
Curiosidade: Walt Disney foi o primeiro a perceber que as pessoas se motivaram a viajar por causa dos filmes e fundou, em 1955, um parque de diversão para as pessoas interagirem com seus personagens favoritos.
A expansão com séries, streaming e cultura pop
O verdadeiro boom do Turismo Cinematográfico veio com as séries, streamings, animes japoneses e K-dramas e o K-pop. Com isso, plataformas de streaming ampliaram o alcance das produções, aumentando o desejo por conhecer os lugares. Hoje, uma única produção pode transformar completamente a economia turística de uma região.

Tipos de Turismo Cinematográfico
O Turismo Cinematográfico pode se manifestar de diversas formas, dependendo do tipo de produção que inspira a viagem.
Turismo cinematográfico em filmes
É o formato mais tradicional e recorrente. Os set-jetters visitam as cidades onde filmes foram gravados, as paisagens naturais usadas como locação e também os estúdios e sets de filmagem.
Turismo cinematográfico em séries
Os set-jetters também visitam as paisagens e locais onde as séries foram gravadas, assim como os estúdios e sets de filmagens. Sendo que as séries têm grande impacto porque acompanham o espectador por longos períodos. Isso cria familiaridade com os cenários, tornando o desejo de visitação ainda mais forte.
Turismo cinematográfico em animes
Muito popular no Japão, esse tipo envolve cidades reais que serviram de inspiração para animes famosos. Fãs visitam ruas, estações e paisagens exatamente como aparecem nas animações.
Turismo cinematográfico em K-dramas e K-pop
Impulsionado pela Hallyu (onda coreana), esse segmento atrai fãs que desejam conhecer os locais de gravação de K-dramas, cafés e bairros famosos pelos doramas e pontos turísticos associados ao K-pop.
Exemplos Famosos de Turismo Cinematográfico no Mundo
Diversos destinos se tornaram mundialmente conhecidos graças ao audiovisual, atraindo turistas.
Destinos famosos por filmes
- Londres, Reino Unido – Harry Potter; Sherlock; Bridget Jones
- Paris, França – Meia-Noite em Paris; O Código Da Vinci
- Montmartre, França – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- Roma, Itália – Anjos e Demônios; Comer, Rezar, Amar
- Los Angeles/Hollywood, EUA – La La Land
- Havaí, EUA – Jurassic Park
- Hobbiton (Matamata), Nova Zelândia – O Senhor dos Anéis; O Hobbit
Destinos famosos por séries
- Dubrovnik, Croácia – Game of Thrones (King’s Landing)
- Highclere Castle, Inglaterra – Downton Abbey
- Nova York – Gossip Girl; How I Met Your Mother; Friends
- Paris – Emily in Paris
- Tóquio – Alice in Borderland
- Madrid – La Casa de Papel
- Atlanta – The Walking Dead
Destinos famosos por animes
- Shibuya Crossing, Tóquio – Jujutsu Kaisen; Tokyo Revengers
- Shinjuku, Tóquio – Your Name; Weathering With You
- Tokyo Tower, Tóquio – Sailor Moon, Tokyo Ghoul
- Fushimi Inari Taisha, Kyoto – Memoirs of a Geisha
- Hakone – Evangelion
- Chichibu – AnoHana
- Okinawa – Nagi no Asukara
Destinos famosos por K-dramas e K-pop
- N Seoul Tower (Namsan Tower), Seul – Boys Over Flowers; My Love from the Star
- Bukchon Hanok Village, Seul – Goblin
- Palácio Gyeongbokgung, Seul – Kingdom; Love in the Moonlight
- Cheonggyecheon Stream, Seul – While You Were Sleeping
- Busan – Hometown Cha-Cha-Cha
- Gapyeong – Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo
- Fortaleza Hwaseong, Suwon – The Red Sleeve

Turismo Cinematográfico no Brasil
O Brasil tem um grande potencial para o turismo cinematográfico, devido às suas diversificadas belezas naturais espalhadas pelo país, como praias, chapadas, cânions, serras, florestas, pantanal e metrópoles. Isso torna as paisagens brasileiras promissoras para as produções audiovisuais.
Destinos brasileiros em filmes
- Cabaceiras (PB) – O Auto da Compadecida
- Rio de Janeiro (RJ) – Cidade de Deus; Tropa de Elite; Velozes e Furiosos 5
- Olinda e Recife (PE) – Aquarius
- Alagoas – Deus é Brasileiro.
- Foz do Iguaçu (PR) – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Crista
- São Paulo (SP) – Ensaio Sobre a Cegueira; Carandiru; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.
- Paraty (RJ) – Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1
O Brasil como cenário internacional
Além dos atrativos naturais, o Brasil tem condições climáticas contrárias ao hemisfério norte, o que o torna competitivo na hora da escolha para ser pano de fundo em produções audiovisuais internacionais.
Por isso, é necessário investir na formação dos profissionais e equipamentos para o Brasil estar preparado para receber esse segmento.

A Importância do Turismo Cinematográfico nos Destinos
A importância do turismo cinematográfico para os destinos acontece com o reforço do local como um potencial desse segmento. Os filmes e séries aumentam a imaginação e o desejo para conhecerem esses lugares.
Além de que pode fazer destinos que não tem foco em turismo se tornarem roteiro por aparecerem como cenário em produções. Isso aumenta a economia local gerando divisas e empregos.
Também há o fato que durante as filmagens, a própria produção e elenco visitam o local, sendo isso uma forma de turismo que movimenta a economia.
Mas, tudo isso deve ser feito de forma planejada e com foco na sustentabilidade para não causar impactos negativos no destino e na comunidade, tornando assim uma atividade turística duradoura.
Por isso, é importante investir em qualificação, estrutura e marketing para que esses destinos possam atrair e receber com qualidade os set-jetters.
Como Planejar uma Viagem Inspirada em Filmes, Séries ou Animes
Para aproveitar ao máximo a experiência, é importante planejar com base em dois pontos:
- Escolher o destino cinematográfico: Defina qual produção mais te inspira e pesquise os locais reais ligados a ela.
- Criar um roteiro temático: Monte um roteiro focado nos pontos de gravação, atrações relacionadas e experiências culturais.
Mas é importante levar certos fatos em consideração antes da viagem:
- Melhor época para visitar
- Regras locais
- Respeito à comunidade
Vale a Pena Fazer Turismo Cinematográfico?
Para muitos viajantes, sim — e muito.
Para quem esse tipo de turismo é ideal
- Fãs de filmes, séries, animes e entretenimento coreano
- Pessoas que buscam viagens temáticas
- Viajantes que valorizam experiências culturais
Turismo cinematográfico como experiência
Mais do que visitar lugares, o Turismo Cinematográfico permite vivenciar histórias, criar memórias afetivas e fortalecer a conexão entre ficção e realidade. E isso é exatamente o que o set-jetter quer depois de assistir repetidas vezes aquela produção predileta.
Por que o Turismo Cinematográfico Conquista Cada Vez Mais Pessoas
O Turismo Cinematográfico une entretenimento, cultura e viagem de uma forma única. Além de transformar cenários em sonhos possíveis e permitir que fãs explorem o mundo sob uma nova perspectiva.
80 milhões de viajantes internacionais tomam decisões de destino baseadas em filmes ou séries. Isso demonstra como os filmes e séries são importantes para despertarem o desejo de viajar daqueles que estão assistindo.
Agora que você já sabe o que é Turismo Cinematográfico, explore os destinos reais inspirados em filmes, séries, animes e K-dramas e descubra como transformar suas histórias favoritas em experiências inesquecíveis.
E para você, qual local do seu filme, série, anime ou dorama favorito você tem o desejo de conhecer?
Me contem nos comentários.